Gestão de Cobrança: Como torná-la mais eficiente?
- rafaelsantannamaga
- 29 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
A conjuntura econômica pouco favorável atual do Brasil está fazendo com que o dinheiro fique curto para muitas pessoas e isso acaba gerando um sério problema de inadimplência. A grande questão é que manter um setor interno exclusivo para cobranças é algo complexo.

Qualquer empresa que precise sobreviver deve arrumar um jeito de gerenciar essas dificuldades da melhor forma para não espantar os clientes na hora da recuperação do crédito. Por isso mesmo, muitos empreendimentos preferem terceirizar essas atividades para especialistas e evitar os riscos de arcar com tarefas que não são o foco do negócio. Confira algumas dicas que possibilitará tornar essa gestão muito mais eficiente: Ter um plano de cobrança
Quando chega efetivamente a hora da cobrança, é sempre bom ter um plano para não cometer erros. Lembre-se de que as condições de pagamento já devem ter sido previamente acordadas e bem explanadas, com datas, valores e as formas de pagamento.
A próxima etapa é o acionamento em si, estabelecendo contato com o devedor através de todos os canais possíveis, dando, por exemplo, o prazo de uma semana para que o cliente honre o compromisso.
Usar uma ferramenta digital
Um sistema de cobrança pode ser muito útil para uma boa gestão de cobranças, afinal, ele centraliza as informações e automatiza a notificação aos clientes. Um dos benefícios de utilizar uma solução digital é que, por e-mail, o devedor receberá a notificação e terá a opção de escolher entre os meios disponíveis de pagamento.
Isso deixa a relação com o seu público mais amistosa e reduz perdas ligadas à inadimplência, deixando os papéis e as planilhas no passado, economizando tempo, evitando erros e reduzindo os gastos com funcionários.
Estar atento ao CDC
É preciso estar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) na hora de fazer as cobranças, pois a lei estabelece uma série de exigências para conseguir a recuperação do débito. O devedor, por exemplo, não deve ser submetido a qualquer tipo de constrangimento. Ele também não pode sofrer ameaças, nem ser exposto ao ridículo.
Como essa tarefa não é simples, a empresa deve apostar em profissionais do ramo, pois as regras são rígidas e a relação entre o público e o negócio pode ser prejudicada.
Conhecer suas limitações Conhecer suas limitações é fundamental para conquistar uma boa gestão de cobrança.
É essencial que os gestores tenham um grande poder de autocrítica e não queiram dar um passo maior que as pernas.
Contar com uma Assessoria de Cobrança
A assessoria de cobrança pode ser uma boa opção para melhorar a sua gestão. Esse tipo de auxílio se caracteriza pela prestação de serviços de recuperação de dívidas, atuando em todas as partes do processo e conferindo muito mais autoridade para sua organização. Através de softwares especializados, a assessoria facilita a prestação de contas para sua empresa e torna cada passo muito mais seguro e dinâmico.
Dependendo do tamanho da sua estrutura, do volume de suas operações, você pode diminuir os seus custos de manutenção de um departamento exclusivo de cobrança e minimizar os processos burocráticos tendo mais controle das suas atividades finais. Terceirizar esse trabalho pode ser uma excelente ideia: deixar o controle dos atrasos com quem melhor entende do assunto!
Fonte: Decisão Sistemas
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