Motor de Crédito: o que é e quais são as suas vantagens?
- rafaelsantannamaga
- 17 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Para todas as empresas que fazem vendas a prazo, ter um motor de crédito é fundamental para reduzir o risco da operação, ajudar a determinar prazos e limites seguros e os melhores planos de venda.

Certamente, esse auxílio torna a tomada de decisão sobre o crédito mais precisa, reduz os investimentos operacionais, diminui riscos da operação, otimiza e padroniza os processos. Por isso, o motor de crédito é um recurso de suma importância para a operação da sua empresa.
O que é um motor de crédito?
Podemos dizer que o motor de crédito é o “coração” de toda operação de concessão de crédito automatizada. Ou seja, é a tecnologia responsável por avaliar o risco do cliente, e assim, determinar limites seguros de crédito a serem aprovados no caso de uma venda a prazo.
Essa ferramenta é composta de um algoritmo de análise e uma base com os dados de comportamento de crédito do mercado do cliente.
Com base no perfil de seus clientes, este modelo matemático e estatístico ajuda a empresa a saber se é melhor negar o crédito, qual o motivo da recusa e para quem é possível aprovar o crédito e qual o limite a ser concedido.
O objetivo do motor de crédito é dar mais rapidez e assertividade à análise de crédito, e a ferramenta pode ser usada tanto para organizações de grande porte quanto empresas que possuem demandas menos complexas e com baixa necessidade de customização. Como funciona o motor de crédito? Através das regras e critérios definidos por estes algoritmos que citamos acima, esta tecnologia vai liberar, ou não, em poucos segundos, o crédito para o cliente. O sistema fará a análise de forma automática, assim que o crediarista colocar os dados do cliente, o motor de crédito faz a análise do risco. Ou seja, a decisão de crédito será bem mais precisa e o processo padronizado. Para que a concessão de crédito seja ainda mais rápida, é possível inclusive adaptar a solução para permitir a análise pelo celular, e assim até mesmo os vendedores podem se encarregar dessa função.
Assim, a produtividade da loja aumenta e o tempo do cliente é poupado, melhorando assim sua experiência de compra. Com o motor de crédito, os dados da análise são mostrados em um modelo de score de crédito, que classifica os clientes automaticamente por perfis de risco. Ter um motor de crédito certamente facilitará muito a análise de crédito da sua empresa, além de tornar o processo mais seguro. Conheça alguns benefícios de ter esta ferramenta: 1- Modernização da empresa Essa é uma grande vantagem do motor de crédito. A análise automatizada e rápida vai trazer uma modernização importante para o seu negócio. Lembrando que isso também faz com que os processos sejam mais rápidos, já que passa essa ideia de modernidade para seus clientes. 2- Agilidade e eficiência operacional Com uma análise rápida e segura, certamente suas vendas ficarão mais ágeis e sua empresa ganhará muito em eficiência operacional. Não será preciso ter pessoas para fazer a análise de crédito, o que aumenta o custo operacional e o tempo para liberação. 3- Maior fluxo de informações Para conseguirmos ter um motor de crédito eficiente, é preciso ter um grande volume de informações sobre o comportamento do cliente em relação ao seu histórico de pagamentos.
4- Estrutura mais simples de análise de crédito Não é preciso ter uma grande equipe, e no caso de não caber ao motor de crédito a análise, ela pode ser feita por um responsável. Isso traz eficiência e melhora a experiência do cliente, já que este funcionário terá um relacionamento mais próximo com o consumidor e conseguirá entender se a pessoa tem ou não condições de arcar com a dívida. 5- Oferece segurança para aumentar os limites Conseguir saber se o cliente tem um bom histórico e consegue arcar com prestações mais altas oferece uma grande segurança antes de conceder o crédito. É isso que pode acontecer quando trabalhamos com motor de crédito. Uma inovação para não perder vendas, de forma rápida e mais segura. 6- Melhorar a experiência do cliente Depender de uma central de análise de crédito pode demorar um certo tempo. Mesmo que os colaboradores sejam rápidos, ao menos podemos esperar cerca de 5 minutos.
Entretanto, com essa tecnologia, você faz a venda como se fosse passar um cartão, ou seja, de 3 a 5 segundos. Certamente isso é um diferencial incrível, especialmente em datas especiais, com picos de vendas.
O motor de crédito pode ser um aliado incrível para agilizar seus processos, otimizar o atendimento e oferecer ao cliente uma ótima experiência. Além disso, com a diminuição da inadimplência, você poderá expandir seus negócios, girar mais caixa e pensar em outras formas de evoluir com a sua empresa. Fonte: Decisão Sistemas
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