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Por que usar e-mail marketing de cobrança?

  • rafaelsantannamaga
  • 19 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Não é uma tarefa simples, para qualquer empreendedor, porém existem diversas maneiras de realizar as cobranças dos clientes inadimplentes, uma delas é a esteira de mensagens, enviadas através de e-mail marketing.


Você sabe o que é um e-mail marketing de cobrança? O e-mail marketing de cobrança é uma sequência de mensagens enviadas de maneira estratégica, com o objetivo de utilizar melhores formas de comunicação para negociar e receber os valores devidos. Além disso, é uma maneira rápida e automatizada de comunicação. Na grande maioria das vezes, é possível recuperar o crédito do cliente e ainda estabelecer novamente um bom relacionamento. Quais são os benefícios de usar um email marketing para cobrar? A inadimplência é um problema que atinge a grande maioria das empresas, por isso, para evitar que seu negócio seja afetado por atraso nos pagamentos, é importante ter uma boa gestão de cobrança. Então, uma boa conduta e a comunicação certa na hora de mandar uma mensagem de cobrança para um cliente, podem auxiliar muito na resolução do problema. Quais os principais tipos de e-mail marketing de cobrança? 1. Aviso de Vencimento: O aviso de vencimento é uma comunicação antecipada, para informar que a data do vencimento está próxima. Por isso neste e-mail marketing a linguagem pode ser mais informal.

2. Cobrança próximo ao vencimento: Esse e-mail pode ser enviado um dia antes do vencimento, como um alerta sobre a proximidade do prazo para o pagamento. 3. E-mail marketing de cobrança após o vencimento: O cliente só receberá essa comunicação no caso do não pagamento, e por isso, a linguagem já não deve seguir um tom informal, mas sim algo mais sério o objetivo. Apesar da mensagem ser mais formal, é de suma importância não constranger ou ameaçar o cliente. 4. Mensagem com proposta para negociação: Geralmente essa comunicação é feita após 7 dias de atraso do pagamento e deve ter o objetivo principal de trazer o cliente para negociação da dívida. É importante mostrar alguma forma de facilitar a vida do consumidor, como por exemplo, a negociação dos juros. É preciso deixar claro que é a última chance do cliente negociar com a empresa, e que a partir daí, outras medidas poderão ser tomadas.


5. Aviso de protesto ou negativação: A última etapa do fluxo de e-mail marketing de cobrança, já que todas as outras tentativas de receber o valor devido falharam. Muitas vezes, esse é o fim do relacionamento da empresa com o cliente, e por isso só deve ser enviado com pelo menos 30 dias de atraso do pagamento. Neste caso, linguagem também deve ser séria, pois o consumidor está sendo notificado oficialmente que terá o nome negativado ou protestado. Certamente tratar com inadimplência não é algo fácil, mas e sempre importante minimizar os riscos para o seu negócio. Fonte: Decisão Sistemas

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